Cursos de iniciação profissional

Publicado em 11/10/2018 às 11:00 - Atualizado em 16/10/2018 às 11:07

A Prefeitura Municipal de Pouso Redondo, em parceria com SENAI/FIESC, comunica que estão abertas até o dia 19 de outubro as inscrições para cursos de iniciação profissional em Eletromecânica e em Desenvolvimento de Software e Manutenção de Computadores.

Estes cursos visam atender parte das demandas sociais de estímulo à qualificação da mão de obra e de desenvolvimento dos adolescentes e jovens, bem como o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

Os cursos terão duração total de 60 horas cada. As aulas serão realizadas todas as terças e quintas-feiras, das 7h45 às 11h15 para o curso de Desenvolvimento de Software e das 13h15 às 16h45 para o curso de Eletromecânica. Ambos serão no Centro de Eventos Herança Tropeira. Serão disponibilizados transporte e lanche aos cursistas.

Para Desenvolvimento de Software e Manutenção de Computadores, o público alvo é para idade entre 14 e 18 anos e possui 13 vagas. Para Eletromecânica, 16 a 18 anos, com 13 vagas.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Educação e Cultura de Pouso Redondo, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30. Os interessados devem apresentar RG e CPF do aluno e do responsável legal (pai/mãe para menores de 18 anos), comprovante de residência e comprovante de frequência escolar do ensino médio. No ato da inscrição, será preenchida uma ficha. Com a inscrição será entregue uma autorização para o transporte.

Nas matérias do curso de Eletromecânica, será abordado ferramentas manuais (furadeira, serras, lixadeiras, parafusadeiras, rebitadeiras), noções de metrologia (instrumentos de medição (conceitos, tipos e aplicações, conservação e práticas de medição) esquadros, réguas graduadas, transferidores e goniômetros, paquímetros), noções básicas de desenho mecânico, noções básica de soldagem e usinagem, grandezas elétricas, instrumentos e técnicas de medição elétrica, circuitos monofásicos/trifásicos, componentes e acessórios eletropneumáticos, circuitos e diagramas eletropneumáticos e simbologia.

No Desenvolvimento de Software e Manutenção de Computadores, serão três módulos: empreendedorismo, desenvolvimento de software e manutenção de computadores.