Lançamento do OdontoSesc

Publicado em 10/10/2018 às 17:13 - Atualizado em 11/10/2018 às 14:04

Na terça-feira (16), às 10h, será realizada a cerimônia de lançamento do projeto OdontoSesc em Pouso Redondo, na Rua Jorge Lacerda, nº 72, próximo ao banco Bradesco, onde a unidade móvel ficará instalada.

O OdontoSesc é um projeto itinerante voltado à promoção de saúde bucal e permanecerá em Pouso Redondo até o dia 14 de dezembro, em uma parceria da Prefeitura Municipal com o Sesc Santa Catarina. Através de clínicas montadas em carretas, o projeto leva serviços odontológicos gratuitos e orientações em saúde para as comunidades brasileiras. O consultório conta com quatro cadeiras odontológicas e tem capacidade para 64 consultas diárias.

De acordo com o secretário de Saúde de Pouso Redondo, Rafael Neitzke Tambozi, os atendimentos serão iniciados já na tarde de segunda-feira (15). “A população pode agendar diretamente lá os atendimentos. Será realizada uma ampla gama de atendimentos, inclusive tratamento de canal”, explica o secretário.

O OdontoSesc vai atender de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e 13h às 17h. Entre os procedimentos oferecidos estão clínica básica, restauração, educação em saúde bucal e profilaxia, tratamento de canal e raspagem de tártaro. Além disso, a equipe realizará palestras e atividades educativas em escolas e grupos da comunidade. A previsão é que sejam realizados 2.823 atendimentos da Assistência Odontológica e 6.750 atendimentos de educação em saúde.

A saúde bucal é essencial para a saúde geral e a qualidade de vida. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 60 a 90% das crianças e praticamente todos os adultos têm algum tipo de problema bucal. Ainda de acordo com a OMS, a higiene bucal inadequada e comportamentos de risco, como álcool e cigarro são algumas das causas mais comuns dos problemas bucais. A presença destes problemas varia de região para região, sendo mais frequente naquelas onde o acesso a serviços de saúde é mais escasso. O objetivo do OdontoSesc é levar atendimento odontológico e ações de educação em saúde bucal para cidades do interior e periferias de grandes centros.