Coleta seletiva iniciada mais cedo

Publicado em 10/09/2019 às 14:54 - Atualizado em 10/09/2019 às 16:38

A coleta seletiva de Pouso Redondo está sendo iniciada mais cedo, a partir das 6h30. A mudança se deve ao fato do trabalho estar sendo realizado por uma nova empresa, a Recicla Rio do Sul. Os dias de coleta permanecem os mesmos. Desse modo, o Departamento Municipal de Meio Ambiente sugere que o lixo reciclável seja deixado para coleta já na noite anterior do recolhimento.

Na terça-feira, a coleta seletiva é realizada no lado da BR do Bairro Independência (Prefeitura Municipal, Escola de Educação Básica Arno Sieverdt). Da ponte do Rio das Pombas ao Posto Mime, será coletado dos dois lados da BR.

Na quarta-feira, é realizada a coleta no interior do município.

Na quinta-feira, é a vez do lado da BR do Bairro Progresso (Supermercado Sertanejo, Escola de Educação Básica Professora Anair Margarida Voltolini). Após o Mondini Plantas até a Lanchonete Belo Ponto, será coletado dos dois lados.

A coleta do lixo comum também permanece normalmente.

O Departamento de Meio Ambiente de Pouso Redondo (DEMA) lembra a diferença dos materiais de coleta:

Lixo seco - aquele que pode ser reciclado, como papelão; garrafas pet; plástico (sacolas, embalagens de material de limpeza, utensílios e talheres de plástico, copinhos de iogurte ou coalhada); latinhas (refrigerantes, cervejas, alimentos em conserva); sucata (metais em geral, canos, pregos, parafusos, panelas, peças de motores, carcaças de fogão ou geladeira, latas de tinta, latas de conservas); papel (devem estar dobrados ou cortados. Não amasse!); jornal; embalagens de isopor; vidros de embalagens (de bebidas, de remédios, de alimentos em conserva) limpos e sem tampas.

Lixo úmido - formado por materiais orgânicos e não recicláveis:

- Material orgânico (cascas de frutas e legumes, folhas e restos de comida). Esta separação é muito importante, pois o material orgânico representa, em média, 50% de todo resíduo urbano gerado.

- Material não reciclável: material de higiene pessoal (toalhas de papel, papel higiênico, absorventes, cotonetes, fraldas descartáveis); plásticos e papéis engordurados; vidros planos (de janelas e espelhos); copos quebrados; copos e pratos descartáveis; bitucas de cigarro.