Duas novas pontes de concreto são construídas

Publicado em 15/09/2021 às 12:05 - Atualizado em 15/09/2021 às 12:05

Está sendo concluída a construção de duas pontes de concreto em Pouso Redondo, nas localidades de Lageado e Alto Paleta.

As novas pontes foram construídas com um kit de transposição de obstáculos, viabilizada pela Defesa Civil do Estado, que consiste em estruturas de concreto armado com 11 metros de comprimento por cinco de largura, com valor aproximado de R$ 90 mil cada.

A Prefeitura Municipal construiu as cabeceiras, com um investimento de aproximadamente R$ 60 mil cada. Desse modo, o valor total investido para a construção destas duas pontes foi de cerca de R$ 300 mil.

Para o prefeito Oscar Gutz, a construção dessas pontes garante mais segurança, no acesso e deslocamento dos moradores destas comunidades. Outra vantagem, segundo Oscar, é no que se refere a manutenção: “As pontes de madeira são mais vulneráveis, precisam de mais manutenção, especialmente quando há excessos de chuvas. Por isso, nossa intenção é, aos poucos, construir mais pontes de concreto e beneficiar todas as comunidades do interior”, comenta.

O vice Rafael Neitzke Tambozi lembra que as pontes foram construídas em um nível mais alto que as antigas, para evitar futuros problemas com o volume de águas durante períodos chuvosos.

A secretária de Planejamento, Gleisi Gracielli Dos Santos, que acompanhou todos os passos das obras, conta que mais uma ponte será construída com estes kits de transposição nos próximos dias, na localidade de Rio das Pombas, próximo à entrada da Santa Rita, com 15 metros de comprimento.