Diagnóstico para esgotamento sanitário municipal é realizado

Publicado em 20/05/2022 às 15:52 - Atualizado em 20/05/2022 às 15:52

Nesta sexta-feira (20), o prefeito Rafael Neitzke Tambozi recebeu, na assembleia da AMAVI - Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí, o diagnóstico de situação e proposição de alternativas do esgotamento sanitário municipal, realizado pela Prefeitura de Pouso Redondo em parceria com a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS).

Pouso Redondo é o primeiro município que tem esse diagnóstico realizado pela ARIS, através da Amavi, sem necessidade de o Município contratar uma empresa especializada. Este documento aponta o modelo mais viável de saneamento básico para implantar no município. Este é o primeiro passo para a implantação do tratamento de esgoto sanitário em Pouso Redondo.

Durante a assembleia, o prefeito Rafael explicou que o sistema utilizado deve ser conforme o porte do município. “Em municípios menores, não há necessidade de fazer a rede de coleta de esgoto como está sendo realizado em Rio do Sul, pois pela quantidade de domicílios, não é viável”, explicou.

O prefeito Rafael lembra que todo este trabalho foi iniciado pelas agentes comunitárias de Saúde de Pouso Redondo, que vinham desde 2019 realizando um levantamento dos imóveis do município.